Notícias e Eventos
Home / Parque Estadual Serra do Papagaio

Parque Estadual Serra do Papagaio

Parque Estadual Serra do Papagaio

Por suas características de geomorfologia, riqueza e diversidade biológica, a Serra do Papagaio abriga as principais fontes de água que alimentam as bacias hidrográficas dos rios Aiuruoca e Verde, contribuintes da bacia do Rio Grande.

Somando estes atributos ambientais à sua beleza cênica, a FEAM criou a Estação Ecológica do Papagaio em 1990, transformada pelo IEF em Parque Estadual pelo Decreto Estadual nº 39.793, de cinco de agosto de 1998. O Parque Estadual da Serra do Papagaio, com uma área de 22.917 ha inserido na APA da Mantiqueira.

  • Aspectos naturais
  • Localização
  • Relevo e Clima
  • Fauna e Flora

PARQUE ESTADUAL SERRA DO PAPAGAIO - MGO Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária. Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas. Abriga as maiores e mais importantes bacias hidrográficas do Sudeste. Aos 1.800 metros de altitude, a travessia abrange a porção oeste da Serra da Mantiqueira, no coração das montanhas mineiras. São aproximadamente 1.200 nascentes de água, algumas delas na cota dos 2.360 metros de altitude, 240 cachoeiras e 28 cânions. Toda essa biodiversidade, ainda pouco conhecida, esconde belezas incalculáveis como o cânion do Cavalo Baio, com 1.050 metros, a maior reserva de Araucárias de Minas Gerais, a ligação do Corredor Ecológico da Mata Atlântica com o Parque Nacional do Itatiaia, entre muitas outras.


Região sul do estado de Minas Gerais, compreendendo os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.

O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças á riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

As atividades de turismo de aventura realizadas no Parque Estadual Serra do Papagaio –  Caminhada; escalada, Rapel, travessias são realizadas com total segurança buscando sempre a melhoria contínua do desempenho dessas atividades bem como adotando ações de sustentabilidade ambiental.

CONSULTE ABAIXO ALGUNS DE NOSSOS ROTEIROS

Araucária Ecoturismo

Araucária Ecoturismo

Operadora de turismo de aventura, projetos educacionais, trabalhos corporativos com treinamentos na experiência e vivência na natureza, eventos relacionados ao ecoturismo.
Araucária Ecoturismo

Cachoeira do Aiuruoca

cachoeira do Aiuruoca

Há 32 quilômetros de Itamonte e a uma altitude de 2670 metros é necessário um trekking de 3h:00 min considerado moderado. Voltado para Minas Gerais, o Vale do Aiuruoca, conta com a geladíssima Cachoeira do Aiuruoca. Para chegar o visitante terá que fazer uma caminhada moderada, a partir do Abrigo Rebouças, com subidas suaves que permitem a observação dos atrativos ... Leia Mais »

Pico do Papagaio

Pico-do-papagaio

Símbolo maior da cidade, o Pico do Papagaio consiste em uma terminação de um esporão do maciço do Itatiaia, pertencente ao conjunto da Serra da Mantiqueira. Imponente pela sua grandiosidade e azulado inconfundível, destaca-se no horizonte ao sul da sede do município. Com seus 2100 m de altitude e por estar dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio, desperta o ... Leia Mais »

Cachoeira dos Garcias

cachoeira-dos-garcias-aiuruoca

A Cachoeira dos Garcias sem dúvida é uma das mais belas e procuradas da região. A Cachoeira  possui 27 metros de queda, ao final, forma um tanque arredondado de 10 metros de diâmetro. É preciso ter muito cuidado com os mergulhos, já que o poço tem 5 metros de profundidade. O acesso exige vinte minutos de caminhada por trilha íngreme e ... Leia Mais »

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE