Notícias e Eventos
Home / Notícia e Eventos / Itamonte, Eleita, pelo Ministério do Turismo,uma das 7 Maravilhas de MG
Itamonte, Eleita, pelo Ministério do Turismo,uma das 7 Maravilhas de MG

Itamonte, Eleita, pelo Ministério do Turismo,uma das 7 Maravilhas de MG

Dona de um admirável cenário natural e inspiradoras paisagens, localização privilegiada, hospitaleira, propícia para esportes de aventura e clima parecido com o europeu, quando no inverno, atingindo temperatura de até -5°. Assim é Itamonte, município localizado na microrregião do alto da Serra da Mantiqueira, Sul de Minas.

Itamonte, próxima das duas maiores metrópoles do País – Rio de Janeiro e São Paulo –, tem como referência de ocupação o ano 1531. Nessa data, a expedição enviada pelo donatário da capitania de São Vicente, Martim Affonso de Souza, cruzara a Serra do Mar e a da Mantiqueira em busca de riqueza, chegando às terras que futuramente seriam as Minas Gerais. Os participantes da expedição se depararam com a região privilegiada que iria consistir, posteriormente, na linda Itamonte. Mesmo sendo circundada por montanhas e picos, um se destacou no dorso altaneiro da montanha, o Picu, que, desde então, se tornou ponto referencial. Essa incidência alcunhou o local de “Pouso do Picu (Pico)”, designação esta que sofreu alteração na pronúncia em razão do linguajar do povo.

Nessa época, quem habitava as terras eram os índios cataguases, integrantes da nação tupi. Adepto ao nomadismo, esse grupo apresentava várias subordinações internas as quais se caracterizavam por núcleos familiares entre 600 e 800 membros.

Após algum tempo, foi construída no povoado uma capela sob invocação de São José, o que fez com que se mudasse, mais uma vez, o nome para “São José do Picu” e, mais tarde “São José de Itamonte”.

Itamonte, Um paraíso no encontro de três fronteiras

Reconhecida, e merecidamente, Itamonte foi eleita, pelo Ministério do Turismo, o município de maior potencial para o ecoturismo e uma das sete maravilhas do Estado de Minas Gerais. O Paraíso Ecoturístico possui 431 km2, do qual fazem parte inúmeras cachoeiras, trilhas e caminhos históricos. Além disso, possui a maior área territorial dentro do Parque Nacional do Itatiaia e é o segundo município que abrange a maior área territorial do Parque Estadual Serra do Papagaio.

Cingida por montes, hospitaleira e bucólica, Itamonte se destaca pelo forte potencial esportivo. Para aqueles que gostam de se aventurar e praticar esportes radicais, como acqua ride, arvorismo, canoagem, além de caminhadas e travessias, cavalgadas, ciclismo de montanha,escalada, passeios 4×4, pesca esportiva, rapel e voo livre (asa delta e parapente), Itamonte é perfeita já que proporciona isso e muito mais…

Ademais, como em toda boa casa mineira, os itamontenses são receptivos. A cidade possui um vasto cardápio de hospedagem, que oferece aos turistas o conforto e a segurança que procuram.

Conheça Itamonte, o município que é considerado um “lugar inesquecível”!

Fonte : www.Itamonte.net

Deixe seu Comentário

Comentários

Araucária Ecoturismo

Araucária Ecoturismo

Operadora de turismo de aventura, projetos educacionais, trabalhos corporativos com treinamentos na experiência e vivência na natureza, eventos relacionados ao ecoturismo.
Araucária Ecoturismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE