Notícias e Eventos
Home / BLOG / Documentário Caminhos da Mantiqueira

Documentário Caminhos da Mantiqueira

“Caminhos da Mantiqueira” percorre estradas, histórias e vidas em busca da identidade própria e única da Serra da Mantiqueira. O documentário de longa metragem (79min) apresenta com sensibilidade um pedaço relativamente desconhecido de muitos brasileiros, apesar de sua extrema importância para o pais. Embora a região seja cortada pelas fronteiras políticas entre três estados da federação — São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro — a Mantiqueira apresenta características próprias, naturais e históricas.

documentario caminhos da mantiqueiraO documentário se vale de um formato Road Movie, ‘protagonizado’ pela equipe que se deslocou ao longo de 35 dias por quase 40 cidades da serra; percorreu vales e escalou vários de seus cumes; adentrou suas florestas e parques e, o mais prazeroso, ouviu suas gentes: agricultores, tropeiros e violeiros, claro, todos contadores de causos. Também foram ouvidos ambientalistas, geógrafos, biólogos e historiadores; tudo com o intuito de costurar uma narrativa a um só tempo informativa e emocionante sobre a região, abordando temas como o ecossistema, as reservas florestais, as nascentes de água e seus importantes rios, a ancestral formação geológica, as mais recentes histórias da Revolução de 1932 e, como não poderiam faltar, as narrativas que nos levam para além do tempo através dos relatos testemunhais sobre o Lobisomem, a Mãe de ouro e o Corpo Seco, seres que vivem no imaginário de alguns de nossos personagens.

Além do filme, estão sendo lançados um CD com a trilha sonora e um livro homônimo, editado pela Empresa das Artes; livro que, aliás, foi o ponto de partida para a pesquisa que orientou a realização do projeto.

Deixe seu Comentário

Comentários

Araucária Ecoturismo

Araucária Ecoturismo

Operadora de turismo de aventura, projetos educacionais, trabalhos corporativos com treinamentos na experiência e vivência na natureza, eventos relacionados ao ecoturismo.
Araucária Ecoturismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*