Notícias e Eventos
Home / Notícia e Eventos / Cidade de MG preserva receita de queijo ‘único’ no alto da Mantiqueira
Cidade de MG preserva receita de queijo ‘único’ no alto da Mantiqueira

Cidade de MG preserva receita de queijo ‘único’ no alto da Mantiqueira

A 1,6 mil metros, produtores guardam receita centenária em Alagoa. Fabricação feita de modo artesanal e em pequena escala resiste ao tempo.

Alagoa (MG) começa já no alto da Serra da Mantiqueira. Duas estradas levam ao município: a rodovia serpenteada por curvas fechadas que vem de Itamonte (MG) ou a curta via antiga de terra que liga o município a Aiuruoca (MG).  A pequena cidade no Sul de Minas poderia continuar escondida por anos sem ser notada, se não fosse por um detalhe valioso: seus moradores guardam a receita centenária de um queijo parmesão que não existe em nenhum outro lugar.

A fabricação é feita de modo artesanal e em pequena escala. No entanto, com o passar dos anos, a dificuldade de acesso ao município e o alto custo de produção têm dificultado que as famílias mantenham a tradição. Porém, mineiro é teimoso… e sempre arruma um jeitinho de continuar fazendo o que sabe fazer.

Para falar do parmesão de Alagoa é preciso entender toda a configuração da pequena cidade, pois do silo que a vaca come ao fresco ar da alta serra, tudo interfere no sabor que chega à mesa. Os franceses já até inventaram um nome para isso: terroir. O termo, muito usado na produção de vinhos, se refere ao conjunto de características próprias de um lugar que fazem com que a produção ali seja única. A combinação da topografia, temperatura, solo, água, tudo tem como resultado um produto que jamais poderia ter o mesmo sabor se produzido em outro lugar. E assim os moradores de Alagoa reivindicam que parmesão alagoense só é de verdade mesmo se sair do tacho da cidade.

Leia mais em  : g1.globo.com

Deixe seu Comentário

Comentários

Araucária Ecoturismo

Araucária Ecoturismo

Operadora de turismo de aventura, projetos educacionais, trabalhos corporativos com treinamentos na experiência e vivência na natureza, eventos relacionados ao ecoturismo.
Araucária Ecoturismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*