Notícias e Eventos
Home / Notícia e Eventos / Cancelamento das Brigada de Combate a Incêndios em toda a APA da Serra da Mantiqueira
Cancelamento das Brigada de Combate a Incêndios em toda a APA da Serra da Mantiqueira

Cancelamento das Brigada de Combate a Incêndios em toda a APA da Serra da Mantiqueira

Governo federal corta a verba para a formação de Brigada de Combate a Incêndios Florestais do ICMBio em toda a APA da Serra da Mantiqueira.

PÉSSIMO INFORME PARA AQUELES QUE SE CONSIDERAM AMIGOS DA MANTIQUEIRA:

A equipe da APASM (Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira) recebeu notificação do ICMBio determinando o cancelamento da Brigada para o Combate a Incêndios Florestais da APA da Serra da Mantiqueira em 2015.

O cancelamento está diretamente relacionado ao contingenciamento de verbas por parte do governo federal e atinge também o curso de formação de brigadistas, que costuma ser um momento crucial para a formação de brigadas de voluntários capacitados.

A equipe da APASM está preparando uma manifestação técnica a respeito deste cancelamento para ser enviada ao governo federal. Os conselheiros do CONAPAM (Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira) estão buscando apoio junto a outros conselhos regionais, associações, ONGs e sindicatos rurais para o envio de documentação firmada por estas entidades, Prefeituras e órgãos estaduais ao Governo Federal.

Cumpre lembrar que a brigada de incêndios, além de atuar no território da APA da Serra da Mantiqueira, sempre fornece apoio ao combate de incêndios florestais que venham a ocorrer em unidades de proteção integral como o Parque Nacional do Itatiaia (PNI),Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP), Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), Parque Estadual de Campos do Jordão, Floresta Nacional (FLONA) de Passa Quatro, além de eventualmente dar apoio às outras 42 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em seu interior.

Este acontecimento demonstra de forma clara a importância dos estados e municípios, como componentes do SISNAMA, cumprem com suas obrigações e implantarem as suas brigadas de combate a incêndio.

Não podemos esquecer que as previsões técnicas para este ano de 2015, são de um longo período de estiagem e grandes riscos de incêndios na região.

A foto de autoria de Tiaraju Fialho, ilustra um incêndio ocorrido no maciço Marins-Itaguaré em 19 de outubro de 2014.

Fonte : Amigos da mantiqueira

Deixe seu Comentário

Comentários

Araucária Ecoturismo

Araucária Ecoturismo

Operadora de turismo de aventura, projetos educacionais, trabalhos corporativos com treinamentos na experiência e vivência na natureza, eventos relacionados ao ecoturismo.
Araucária Ecoturismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*